ANCV Conclui Estágios de Coberturas Verdes para Estudantes Erasmus+ em Portugal
Hoje, 13 de setembro de 2024, marcou o último dia dos 20 estudantes Erasmus+ em Portugal, que participaram de estágios voluntários organizados pela Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV). Esses estágios, realizados como parte do projeto europeu Erasmus (https://green-roofs.eu/), tiveram como objetivo desenvolver e aplicar conhecimentos práticos sobre Soluções Baseadas na Natureza, especialmente em Coberturas Verdes.
Durante o período de estágio, que decorreu entre 29 de julho e 13 de setembro, os estudantes participaram de uma série de atividades enriquecedoras. Entre as mais significativas, destacam-se:
- Tour na Cidade: Identificação de ruas que necessitam de árvores para mitigar o efeito "Ilha de Calor"; (CCV- Bragança, Lipor, CMIA – Fibran – Imperalum)
- Preparação de Workshop: Organização de um workshop gratuito sobre Coberturas Verdes para o público em geral; (CCV – Bragança)
- Workshop para os técnicos das entidades de acolhimento; (Lipor, CMIA – Fibran – Imperalum)
- Visitas Técnicas: Realização de visitas técnicas às empresas e instituições que acolheram os estagiários; (Lipor, CMIA – Fibran – Imperalum)
- Elaboração de Projetos: Desenvolvimento de projetos para a implementação de Coberturas Verdes em edifícios pré-existentes; (CCV- Bragança, Lipor, CMIA – Fibran – Imperalum)
- Matriz de Indicadores: Criação de uma matriz de indicadores para monitoramento e avaliação de soluções ambientais; (Lipor)
- Estudos sobre soluções de isolamento térmico; (CMIA – Fibran – Imperalum)
- Relatório Final: Ao final do estágio, cada estudante elaborou um relatório individual, onde descreveram suas experiências, atividades realizadas, os desafios enfrentados e o que mais apreciaram durante o estágio. (Lipor, CMIA – Fibran – Imperalum).
Este estágio foi uma experiência enriquecedora tanto para os estudantes quanto para as instituições envolvidas, a contribuir para a formação de profissionais capacitados em práticas de sustentabilidade. As entidades que contribuíram para essa formação foram o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde (CMIA Vila do Conde), o Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB) , a LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, a Iberfibran - Poliestireno Extrudido SA e a Imperalum.
Cada uma dessas instituições desempenhou um papel fundamental ao acolher e orientar os estudantes em suas atividades práticas.