Paulo Palha é o novo Presidente da Federação Europeia de Associações de Coberturas Verdes (EFB)
Desde a fundação é a primeira vez que um português assume a liderança
A Federação Europeia de Associações de Coberturas Verdes (EFB), fundada em 1997 pelas associações da Áustria, Alemanha e Suíça, nomeou Paulo Palha para assumir a sua presidência. Em 26 anos de atividade internacional, é a primeira vez que um português é nomeado para este cargo.
A EFB tem como objetivo promover ativamente o uso de coberturas efachadas verdes em toda a Europa. A implementação de coberturas verdes contribui para melhorar a qualidade de vida em vilas e cidades, pois ascoberturas vegetais auxiliam na adaptação às mudanças climáticas e maximizam a sustentabilidade socioambiental e económica, especialmente em termos de eficiência energética.
Com o mesmo propósito de ação, asseguintes associações também uniram: Holanda, Bélgica, Franca, Escandinávia, Hungria, Itália, Polónia, República Checa, Portugal, Inglaterra, Espanha e Sérvia.
No dia 30 de junho, realizou-se a Assembleia Geral Anual da EFB, em Berlim, que elegeu por unanimidade o também responsável da Associação Nacional de Cobertura Verdes para seu presidente.
“Este mandato à frente da Federação Europeia terá como objetivos promover e reforçar os avanços em direção a um futuro sustentável, incentivando a colaboração entre os gestores públicos e os envolvidos para realizar essa transição ecológica de maneira conjunta na União Europeia”, salientou Paulo Palha.
O novo líder europeu, é Licenciado em Engenharia Agronómica pel aUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), atuando como especialista em coberturas verdes. Além disso, coordenou o grupo de trabalho responsável pelo primeiro Guia Técnico português para o projeto implementação e manutenção de coberturas verdes. O seu percurso nesta área dotou-o de uma vasta experiência no setor ambiental mas também em questões europeias do setor.