VOLTAR

Concreta regressa à Exponor | COM A ANCV

 

A Concreta está de volta em 2022 e arranca com o Prémio Under 40 by CIN e muitas outras novidades. A bienal regressa num formato já consolidado e prepara-se para apresentar novidades técnicas e tecnológicas, soluções e novos materiais com um olhar sobre as tendências da construção, da arquitetura, do design e da engenharia no contexto nacional 

 

 

Entre os dias 13 e 16 de outubro de 2022, a Concreta – Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia está de volta à Exponor para a sua 30ª edição e contará com a presença da ANCV. Sobre o tema Economia Circular e a determinação de desenhar o futuro, a feira une, num só local, os eixos de criatividadesustentabilidadetendências e arte para promover as melhores práticas nos setores que abrange, de uma forma integrativa e visionária

 

 

No dia 14 de outubro assista ao nosso painel  Coberturas Verdes: A Importância no Futuro das Cidades.


10h30 - 12h | Painel ANCV

Auditório Talking Business (pavilhão 4)
10h30. Coberturas Verdes | A importância no futuro das cidades
            Eng. Paulo Palha | ANCV
11h. Coberturas Verdes em Portugal | Case Studies

        11h. Eng. Hartmut |Siro

        11h20. Arq. Ana Mesquita | Landlab

        11h40. Engª Irma Assunção | Knauf Insulation 

_________________________________________________________________________

 

Concreta arranca com o Prémio Under 40 by CIN e muitas novidades

A Concreta disponibiliza o acesso a uma multiplicidade de negócios para as empresas portuguesas, que se reflete, também, numa agenda diversificada de eventos paralelos, assegurando condições para o fomento de cooperações internacionais e à realização de encontros de negócio, bem como à concretização de sessões de networking e brainstorming e à captação de novos clientes e distribuidores.

Um desses exemplos é a 3ª Edição do Prémio Under 40 by CIN, realizado com o apoio técnico do Conselho Diretivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitetos e com o patrocínio da Tintas CIN. Com um júri constituído por cinco especialistas - os Arquitetos Bruno André, Paula Santos, Diogo Aguiar, Luís Pedro Pires Sobral e a Engenheira Sandra Pereira -, o concurso visa promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitetos portugueses, distinguindo obras construídas em território nacional que se adaptaram à realidade da sua época e destacam pela sua capacidade criativa, de inovação e qualidade técnica. Será atribuído um prémio, de natureza pecuniária, ao concorrente classificado com o 1º lugar, no montante de 2.000 €, e ao concorrente classificado com o 2º lugar, no montante de 1.000€. O júri do concurso poderá, ainda, propor a atribuição de um máximo de três Menções Honrosas, de natureza não pecuniária.

Além disso, a feira volta a promover o Prémio Archiprix Portugal, que distingue anualmente os melhores trabalhos de fim de curso de mestrado apresentados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, e o Prémio Arquétipo, em parceria com a Ordem dos Arquitetos (Secção Regional do Norte), que, sob o tema Economia Circular, distinguem profissionais pela sua forma de trabalhar, processos de construção e novos produtos.

De entre as várias praças temáticas criadas especialmente para esta edição da bienal, destacamse o Dream LabEspaço - dedicado a start-ups ligadas à área da construção, arquitetura e design e às indústrias criativas como forma de valorização de novos talentos e de potencialização de oportunidades - e as Praças Concreta - palco de práticas, técnicas e produtos originais que prometem marcar o futuro, onde serão realizados exercícios de provocação, de encontro e de reflexão.

Esta edição contará também com a disponibilização da plataforma digital E+E Concreta, especialmente selecionada e altamente focada para criar um ecossistema global do setor e estreitar as relações entre visitantes e expositores, promovendo a partilha de experiências, conhecimentos, negócios e encontros.

Em simultâneo regressa a Elétrica – Exposição de Material Elétrico e Eletrónica, dirigida aos profissionais de ambas as áreas, a exposição apresenta as últimas novidades e soluções para uma adequação ao mercado e às exigências de sustentabilidade. Este setor é um dos que mais reflete o aumento da construção em Portugal, tanto no mercado da reabilitação como da construção nova.