Portugal nos prémios europeus de energia sustentável
Andreia Melo Carreiro e Carla Silva são duas das figuras nomeadas para os Prémios Europeus de Energia Sustentável (EUSEW2022) da Comissão Europeia, que destacam personalidades e projetos na área da energia sustentável.
Andreia Melo Carreiro concorre na categoria “Women in Energy” e Carla Silva Gonçalves foi nomeada para “Young Energy Trailblazer”.
Andreia Melo Carreiro
Carla Silva Gonçalves
Andreia Melo Carreiro é fundadora da Kinergy, uma empresa criada nos Açores, em 2022, para acelerar a transição energética em ilhas, colabora tamb´´em com a Comissão Europeia enquanto especialista externa. Na sua carreira dirigiu o programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública (ECO.AP) e desenvolveu os programas de incentivo ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com especial destaque na Componente C13 – Eficiência Energética em Edifícios.
Por outro lado, na categoria Young Energy Trailblazer, que reconhece pessoas com menos de 35 anos que inspiram a mobilização climática e energética temos Carla Silva Gonçalves.
Investigadora em matemática aplicada, Carla Silva Gonçalves está atualmente focada no projeto Smart4RES, financiado pelo programa europeu Horizon 2020, onde está a trabalhar dados para melhorar as previsões da geração de energia renovável. Em 2021, o protótipo deste projeto foi um dos cinco finalistas no EIT Jumpstarter 2021.
Esta investigadora portuguesaestá entre as finalistas, graças ao seu trabalho no desenvolvimento de modelos matemáticos que permitem reduzir erros de previsão da produção de energia eléctrica de base renovável.