ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE COBERTURAS VERDES

Rua João da Maia nº 540
4475-643 Maia
(00351) 931 645 040
baseancv@gmail.com

 

 

PROJETO QUINTO ALÇADO DO PORTO (PQAP) 

 

 

O Projeto Quinto Alçado do Porto (PQAP), da autoria do Engº Paulo Palha, Presidente da ANCV, tem como objetivo principal a definição de um modelo de integração das coberturas verdes na estratégia ambiental e urbanística da cidade do Porto, tornando-as parte da estratégia de infraestrutura verde da cidade.

 

O projeto teve inicio em Agosto de 2016 e contou com a colaboração de uma vasta equipa de elementos de diferentes departamentos da Câmara Municipal do Porto. Também participaram diferentes Faculdades, Municípios estrangeiros, a European Federation of Green Roofs Assotiations e a World Green Infrastructures Net-wok, entre outras entidades de relevo.

 

O PQAP representa um importante passo na história das Coberturas Verdes em Portugal, já que é a primeira vez que uma Câmara Municipal manifesta oficialmente a sua vontade de incluir as coberturas verdes na legislação referente ao planeamento da cidade. O projeto foi determinante para dar à ANCV capacidade executiva e uma crescente visibilidade. Por outro lado, simboliza o carácter interdisciplinar que a ANCV acolhe, pois ao longo da sua execução tem sido necessária a intervenção de grupos de investigação, empresas, e municípios; exatamente o net-work criado pela ANCV.

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2017 Associação Nacional de Coberturas Verdes | by Thesign